QUEM SOMOS


HISTÓRICO DA ESCOLA



                                                        
Escola de Ensino  Fundamental José Marrocos 1961- 2011

A Escola de Ensino Fundamental José Marrocos – Localizada à Rua 07 de Setembro nº 60, Bairro Pio XII, Zona Urbana, Juazeiro do Norte-Ce, tendo como ponto de referência a linha férrea e a Capela de N. Sra. da Conceição, pertence à jurisdição do CREDE 19º e administrada  pela Secretaria de Educação Municipal (SEM).
Com a denominação  de Escola  de 1º Grau José  Marrocos foi  fundada  aos  vinte e quatro ( 24 ) dias do mês de Junho de mil novecentos e cinqüenta e oito (1961), tendo sua sede social à Rua São Paulo, nº282.
Os Maçons, com o propósito de se solidarizarem-se com os menos favorecidos, fundou no ano corrente a sede escolar, inicialmente em um prédio residencial a Rua do Cruzeiro, nº292, Bairro São Miguel na casa da mãe da Professora e então Diretora Anita Calixto com uma classe de Alfabetização.
Em virtude do  crescimento da clientela, alugaram outro prédio á Rua Santa Isabel, S/N no mesmo bairro, onde passou a funcionar além da Alfabetização, mais duas ( 2) salas de aula de 1ª e 2ª séries.
Com o passar dos anos o Bairro São Miguel foi evoluindo e foram sendo construídas novas escolas. Em virtude disso , a Sociedade Maçônica Evolução Nordestina decidiu atender outro bairro mais carente, onde a mesma pudesse dar continuidade a sua beneficência.
Portanto, em mil novecentos e setenta e um ( 1971 ) de acordo com o Decreto Lei Nº 4.609 a mesma começou a funcionar A Escola de Ensino Fundamental José Marrocos – Localizada à Rua 07 de Setembro nº 60, Bairro Pio XII, Zona Urbana,  continuando na direção da mesma, a professora  Anita Calixto até o ano de mil novecentos e setenta e dois (1972) concluindo uma jornada de quatorze (14) anos.
A origem do nome dado a esta unidade é uma homenagem ao professor JOSÉ JOAQUIM TELES DE MARROCOS, figura importante da época; jornalista, lutou pela libertação dos escravos do Ceará, professor de Francês e Música e amigo particular do PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA.
 A referida escola funcionava com autorização do Conselho Estadual do Ceará (C.E.E.) sob o parecer seiscentos e quarenta e oito (648), aprovado em vinte e um (21) de setembro (09) de mil novecentos e oitenta e dois (1982) até mil novecentos e oitenta e seis (1986), sendo reautorizado com o parecer de doze (12) de janeiro (01) de mil novecentos e noventa (1990) por prazo indeterminado. Desde o primeiro parecer esta
unidade escolar passou a pertencer a Loja Maçônica  Evolução Nordestina de juazeiro do Norte.
 Aos vinte e seis (26) dias do mês de Fevereiro (02) de mil novecentos e oitenta e seis (1986), na gestão administrativa do Dr. Manoel Salviano Sobrinho e como Secretária de Educação a Profª.: Maria Solange Tenório Cruz e tendo como representante da Maçonaria  Dr. Arnaldo Alencar, foi ajustado contrato de convênio de Cooperação Educacional e Técnica com a Prefeitura Municipal. Na época a mesma funcionava com um corpo docente, incluindo funcionário de vinte e três (32) profissionais.
Que dado este acordo, a contraprestação  recebiam seus vencimentos reduzidos de quarenta por cento (40%), ou seja, sessenta por cento (60%) a menos que os demais profissionais de outros estabelecimentos. Tudo isto de acordo com o parágrafo único 62 da Lei Nº1. 179,de trinta e um (31) de Janeiro (01) de mil novecentos e oitenta e seis (1986) Estatuto do Magistério, mantendo assim plena vigência de trabalho com a prefeitura.   Somente no ano de mil novecentos e oitenta e nove (1989), na gestão do Prefeito Carlos Alberto da Cruz, período de transição no Brasil do governo militar, para democratização com eleições diretas, sendo eleito o Senhor Tancredo Neves, que não chegou assumir por motivo de doença até hoje não bem esclarecido, levando-o á morte.  O seu vice, José Ribamar Ferreira de Araújo Costa, (José Sarney) que havia  assumido interinamente passou por direito Constitucional a assumir a Presidência da República Federativa do Brasil. E foi neste contexto histórico que esta Unidade passou a ser mantida em pé de igualdade com as demais, extinguindo-se o convênio firmado. Em mil novecentos e oitenta e nove(1989), e seus funcionários que eram agora em número  de trinta e sete (37),passaram a receber seus vencimentos integralmente pela Prefeitura .

Caracterização da Área
A Escola José Marrocos ocupa uma área de aproximadamente 1.100m². 
Naquela época o espaço físico era precariamente distribuído da seguinte  forma.

06 salas de aula
04 banheiros
01 secretaria acoplada á diretoria
01 pátio de terra solta na parte de trás
01 pátio coberto com telha de amianto e incrementado, deixando o ambiente muito.
Desconfortável pela quentura.
Atualmente esta unidade escolar está de acordo com as exigências padrão
De funcionamento. Graças a uma reforma geral a mesma ficou distribuída nos seguintes compartimentos
01 Diretoria
10 Salas de aula (07 no térreo e 03 no primeiro andar)
01 Sala de professores
01 Sala para os serviços de: coordenação pedagógica e Orientação Educacional
01 Secretaria
01 Sala de multimeios
01 Banco de Livro
01 Cozinha
01 Depósito para merenda escolar
01 Almoxarifado
07 Banheiros
01 pátio coberto  e piso industrial adequado p/ recreação, festividades e reuniões.
01 pátio na parte de trás com piso troado
01 Rampa p/ acesso de deficientes físicos.
A Escola funciona com o nível de Ensino Fundamental do 1º ao 8º anos.
A mesma possui a Associação de pais e comunidade, ( A.P. C) escolhido democraticamente.


0 comentários:

Postar um comentário

 
E.E.F. José Marrocos | by TNB ©2010